Sendo testada! Todos os dias, de alguma forma: alguns dias de maneira explícita, noutros, de forma mais sutil. Mas hoje foi interessante... basicamente interessante!
Hoje tive uma micro maratona de entrevistas de estágio na área de meu interesse, em empresas distintas. A primeira entrevista, que era pra uma rede de comunicação aqui do estado, não deu certo. Motivo? "especificações técnicas". Traduzindo pra realidade: tempo insuficiente para estagiar (menos de dois anos).
Claro que o recrutador não falou o motivo, mas não tinha outra alternativa: na entrevista coletiva, questionaram apenas: semestre de estudo, experiência mais relevante e uma qualidade marcante. Isso não dá perfil de candidato nenhum, apenas "ponto de corte" pra aqueles que irão se formar antes de dois anos.
Claaaaro, baby! Estamos no Brasil! Brasil não quer pagar imposto!Investir em treinamento e capacitação! Muito menos recolher pro INSS! Quer te cozinha e te sugar ao máximo possível, pagando bem menos que um formado, pra depois, quem sabe, te efetivarem! Depois não sabem por que existem tanto Turn-Over nas empresas! Bom, bola pra frente! Culltura focada no lucro máximo não se muda do dia pra noite.
E aproveito a oportunidade pra pedir a você, querido internauta, que caso trabalhe com R&S, por favor, especifique nas vagas a exigência de tempo disponível pra estágio. Deste modo, você ganha, recrutando candidatos hábeis, e nós, quase formados, não perdemos tempo nem dinheiro por consequência da sua falta de comunicação (pra não dizer consideração com os demais), ok? Obrigada!
A segunda entrevista, também coletiva (odeio! Baile de máscaras fudido), foi interessante num detalhe: o teste psicológico! Pra amantes de Análise Comportamental, como eu, amou ser "cobaia" de um experimento voltado a essa abordagem. Era simples: enxia-se um balão (afff!), amarrava com um cordão no tornozelo e ponto. Objetivo: cuidar de seu balão! Todo mundo protegendo o seu, ali, paradinho... uma anta, minto, umas duas antas sugeriram "estourar" o balão do próximo para proteger o seu. Nunca achei que fosse isso, sugeri que fosse um teste para ver como a pessoa reage sobre pressão, com um negócio pindurado na perna. Não era nem uma coisa, nem outra. O foco desse teste era ver se a pessoa saberia trabalhar em grupo e medir seu nível de lealdade e coleguismo. Com certeza, as antas que citei se fuderam (ou não, nunca se sabe), pois se mostraram verdadeiras "fura-olho" e trapaceiras. Enfim, coisas da amada Análise Comportamental.
Acho uma terapia analisar as pessoas e suas atitudes. Como elas falam de sí, num simples gesto! As vezes esqueço de usar isso ao meu favor, para me controlar e pra evitar também gente mal intensionada...
O dia foi quebrado em pedacinhos, devido às entrevistas. Devendo mais algumas horas agora no meu banco de horas... mais horas pra pagar! D-E-L-Í-C-I-A !! ¬ ¬
Academia hoje? Psssss... preciso de silêncio, de tempo agradável e recato. Chega de exposição! Quero retornar a mim, apenas.